Pular para o conteúdo principal

Equimose

Uma confusão muito comum entre as pessoas são os hematomas e as equimoses. O que são eles?

Hematoma é uma coleção de sangue, que ocorre em geral em decorrência de um sangramento ativo, na maioria das vezes no pós-operatório imediato (algumas poucas horas após a cirurgia realizada) e causa na maioria das vezes um abaulamento no local. Em função do tamanho, deve ser removido ou não. Quando houver a necessidade de ser removido, isto em geral é realizado no centro cirúrgico, como uma nova cirurgia, em geral simples. Em alguns casos, podemos aguardar alguns dias e realizar o seu esvaziamento através de uma punção com agulha. Esta intercorrência pode ocorrer em qualquer cirurgia, mas ocorre mais comumente nas seguintes cirurgias: colocação de prótese de mama, mamoplastia, plástica de abômen e cirurgia de face (lifting facial) e menos comumente em rinoplastia (plástica de nariz), otoplastia (plástica de orelhas) e lipoaspiração.

Equimose é o sangramento que ocorre e penetra nos tecidos, ficando uma mancha roxa no local, pode ser em decorrência de uma pancada ou de uma cirurgia. Ocorre em quase todas as cirurgias, mas principalmente nas lipoaspirações e rinoplastia. Não há a necessidade se realizar a drenagem ou qualquer outro procedimento. Ele desaparece sozinho ao longo dos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome Cerebral Perdedora de Sal (SCPS)

Essa síndrome foi descrita em 1950 em três pacientes com lesões cerebrais, e os autores já acenavam com a possibilidade de que alterações cerebrais provocariam natriurese e, em conseqüência, depleção de sal e perda de líqüido extracelular (47). Nos anos 80, alguns autores destacaram o fato de que nem todos os pacientes com hiponatremia e com lesão cerebral poderiam ter a sua hiponatremia explicada pela SIADH, mas sim pela SCPS (48). Desde então vários trabalhos têm demonstrado a presença dessa síndrome em portadores de traumatismo crânio-encefálico, tumores cerebrais, infecções intracranianas, hemorragia subaracnóidea espontânea e após cirurgia transesfenoidal para tumores de hipófise (31,49). A fisiopatologia dessa síndrome não está clara. Estudos têm demonstrado pouca correlação entre os níveis de PAN e a hiponatremia em pacientes portadores de hemorragia subaracnóidea (50-52), os níveis foram normais em um paciente hiponatrêmico após cirurgia transesfenoidal (53) e sem diferença ...

Forxiga

Forxiga é o nome comercial da Dapagliflozina , um inibidor da SGLT2. Esse medicamento atual inibindo a reabsorção de açucar nos rins. Pode ser usado no tratamento do diabetes e como coadjuvante na redução de peso ( Dose recomendada de 10 mg em monoterapia Pode ser inciada em doses de 5 mg/dia em paciente com risco de depleção de volume por condições coexistentes.

Extra-sístole Ventricular

Extra-sístoles ventriculares: quando e como tratá-las Autores : Júlio César GIZZI I , Carlos A. SIERRA-REYES II Descritores:  arritmias cardíacas; extra-sístoles ventriculares; tratamento das extra-sístoles; proarritmia RESUMO: Iniciar o tratamento com antiarrítmicos em portadores de extra-sístoles ventriculares pode ser uma questão bem difícil, algumas vezes polêmica, dependendo das circunstâncias. Os batimentos ectópicos ventriculares prematuros são a manifestação mais comum dos distúrbios do ritmo cardíaco, surgindo freqüentemente em pessoas sadias. Esta decisão deve-se basear na presença de sintomas limitantes, alterações estruturais cardíacas e comprometimento da função contrátil ventricular. Os mecanismos eletrofisiológicos responsáveis pelo aparecimento das contrações ventriculares precoces são: parasistolia, reentrada e atividade deflagrada. Cada um deles apresenta características definidas, tanto na sua demonstração experimental, como na sua exteriorização eletroca...