Logo após a picada é indicado lavar o local com água e sabão abundantes e não fazer torniquetes, para evitar a gangrena do veneno e minimizar os efeitos da necrose. É interessante que a região da picada fique em repouso, dificultando a absorção do veneno. Não convém furar, cortar, queimar ou espremer. Também não é indicado fazer sucção no local da ferida nem aplicar extratos naturais. Não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas. O procedimento padrão é levar a vítima ao serviço de saúde próximo o mais rápido possível, levando a aranha (morta ou viva) para identificação de espécie e confirmação da necessidade de soro. Vale lembrar que tais procedimentos servem para qualquer ataque de animal peçonhento.
O soro utilizado para combater a picada desta aranha é composto de Antihistamínico/ anticolinesterásico/ dapsona e 5 ampolas de soro antiaracnideo polivalente ou soro antiloxosceles EV, que deverá ser ministrado ao paciente até 36 horas depois do acidente com a aranha.
--------------------------------------------
B. Acidentes por Loxosceles.
Popularmente conhecidas como aranhas marrons. De pequeno tamanho, possuindo seis olhos dispostos em três pares, não são agressivas e picam apenas quando espremidas. Encontram-se no interior das residências, dentro de sapatos e roupas, e é normalmente no ato de se vestir que o homem é picado.
O problema mais sério neste tipo de acidente é o fato de o veneno não causar dor local no momento da picada, e, como a aranha é de pequena dimensão, normalmente o paciente não procura atendimento quando a soroterapia seria mais eficiente.
Apenas após 12 horas ou um dia o local torna-se dolorido, com edema, hiperemia e, às vezes, febre. Pela ação proteolítica do veneno, podem-se encontrar, ainda, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. Diferentemente da ação proteolítica do veneno botrópico, estas lesões são secas, com crosta escurecida e dura.
É interessante observar que o paciente pode procurar socorro com ferimento deste tipo sem saber a causa, porque a aranha pode sequer ter sido observada.
A hematúria macroscópica também surge após a 12ª hora, assim como subicterícia. São observados casos de insuficiência renal aguda. Conclusão: venenos proteolítico e hemolítico.
1. Tratamento.
Soro antiaracnídeo polivalente ou antiloxoscélico — 10 ampolas EV.
2. Prognóstico.
É reservado quando há insuficiência renal. As lesões necróticas podem ser desbridadas, e, quando necessário, indica-se enxerto.
Comentários
Postar um comentário