Orientação Temporal Espacial – questão 2.a até 2.j pontuando 1 para cada resposta
correta, máximo de 10 pontos.
Registros – questão 3.1 até 3.d pontuação máxima de 3 pontos.
Atenção e cálculo – questão 4.1 até 4.f pontuação máxima 5 pontos.
Lembrança ou memória de evocação – 5.a até 5.d pontuação máxima 3 pontos.
Linguagem – questão 5 até questão 10, pontuação máxima 9 pontos.
Identificação do cliente
Nome:________________________________________________________________
Data de nascimento/idade: ______ Sexo:______________
Escolaridade: Analfabeto ( ) 0 à 3 anos ( ) 4 à 8 anos ( ) mais de 8 anos ( )
Avaliação em: ____/____/____ Avaliador: ____________________.
Orientação Temporal Espacial
1. Qual é o (a) Dia da semana?__ 1
Dia do mês?______ 1
Mês?_______ 1
Ano?______ 1
Hora aproximada?___ 1
2. Onde estamos?
Local?______ 1
Instituição (casa, rua)?___ 1
Bairro?______ 1
Cidade?_______ 1
Estado?______ 1
Registros
1. Mencione 3 palavras levando 1 segundo para cada uma.
Peça ao paciente para repetir as 3 palavras que você menciou.
Estabeleça um ponto para cada resposta correta.
-Vaso, carro, tijolo ________ 3
3
3. Atenção e cálculo
Sete seriado (100-7=93-7=86-7=79-7=72-7=65).
Estabeleça um ponto para cada resposta correta.
Interrompa a cada cinco respostas. Ou soletrar apalavra MUNDO de trás para frente. ________ 5
1
4. Lembranças (memória de evocação) Pergunte o nome das 3 palavras aprendidos na questão 2. Estabeleça um ponto para cada resposta correta. ________ 3
1
Linguagem
5. Aponte para um lápis e um relógio. Faça o paciente dizer o nome desses objetos conforme você os aponta _______ 2
2
6. Faça o paciente. Repetir “nem aqui, nem ali, nem lá”. ______ 1
1
7. Faça o paciente seguir o comando de 3 estágios. “Pegue o papel com a mão direita. Dobre o papel ao meio. Coloque o papel na mesa”. _____ 3
3
8. Faça o paciente ler e obedecer ao seguinte: FECHE OS OLHOS. _____ 1
09. Faça o paciente escrever uma frase de sua própria autoria. (A frase deve conter um sujeito e um objeto e fazer sentido). (Ignore erros de ortografia ao marcar o ponto) _____ 1
10. Copie o desenho abaixo.
Estabeleça um ponto se todos os lados e ângulos forem preservados e se os lados da interseção formarem um quadrilátero. ________ 1
AVALIAÇÃO do escore obtido
Pontos de corte – MEEM Brucki et al. (2003)
20 pontos para analfabetos
25 pontos para idosos com um a quatro anos de estudo
26,5 pontos para idosos com cinco a oito anos de estudo
28 pontos para aqueles com 9 a 11 anos de estudo
29 pontos para aqueles com mais de 11 anos de estudo.
http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1341144719mini_exame_do_estado_mental.pdf
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