Pular para o conteúdo principal

Mini Exame do Estado Mental (Mini Mental)


Orientação Temporal Espacial – questão 2.a até 2.j pontuando 1 para cada resposta
correta, máximo de 10 pontos.
Registros – questão 3.1 até 3.d pontuação máxima de 3 pontos.
Atenção e cálculo – questão 4.1 até 4.f pontuação máxima 5 pontos.
Lembrança ou memória de evocação – 5.a até 5.d pontuação máxima 3 pontos.
Linguagem – questão 5 até questão 10, pontuação máxima 9 pontos.
Identificação do cliente
Nome:________________________________________________________________
Data de nascimento/idade: ______ Sexo:______________
Escolaridade: Analfabeto ( ) 0 à 3 anos ( ) 4 à 8 anos ( ) mais de 8 anos ( )
Avaliação em: ____/____/____ Avaliador: ____________________.


Orientação Temporal Espacial
1. Qual é o (a) Dia da semana?__ 1
Dia do mês?______ 1
Mês?_______ 1
Ano?______ 1
Hora aproximada?___ 1
2. Onde estamos?
Local?______ 1
Instituição (casa, rua)?___ 1
Bairro?______ 1
Cidade?_______ 1
Estado?______ 1

Registros
 1. Mencione 3 palavras levando 1 segundo para cada uma.
Peça ao paciente para repetir as 3 palavras que você menciou.
Estabeleça um ponto para cada resposta correta.
-Vaso, carro, tijolo ________ 3
3

3. Atenção e cálculo
Sete seriado (100-7=93-7=86-7=79-7=72-7=65).
Estabeleça um ponto para cada resposta correta.
Interrompa a cada cinco respostas. Ou soletrar apalavra MUNDO de trás para frente. ________ 5

1

4. Lembranças (memória de evocação) Pergunte o nome das 3 palavras aprendidos na questão 2. Estabeleça um ponto para cada resposta correta. ________ 3

1

Linguagem

5. Aponte para um lápis e um relógio. Faça o paciente dizer o nome desses objetos conforme você os aponta _______ 2

2

6. Faça o paciente. Repetir “nem aqui, nem ali, nem lá”. ______ 1

1

7. Faça o paciente seguir o comando de 3 estágios. “Pegue o papel com a mão direita. Dobre o papel ao meio. Coloque o papel na mesa”. _____ 3

3

8. Faça o paciente ler e obedecer ao seguinte: FECHE OS OLHOS. _____ 1

09. Faça o paciente escrever uma frase de sua própria autoria. (A frase deve conter um sujeito e um objeto e fazer sentido). (Ignore erros de ortografia ao marcar o ponto) _____ 1

10. Copie o desenho abaixo.


Estabeleça um ponto se todos os lados e ângulos forem preservados e se os lados da interseção formarem um quadrilátero. ________ 1

AVALIAÇÃO do escore obtido
 Pontos de corte – MEEM Brucki et al. (2003)
20 pontos para analfabetos
25 pontos para idosos com um a quatro anos de estudo
26,5 pontos para idosos com cinco a oito anos de estudo
28 pontos para aqueles com 9 a 11 anos de estudo
29 pontos para aqueles com mais de 11 anos de estudo.


http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1341144719mini_exame_do_estado_mental.pdf





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Síndrome Cerebral Perdedora de Sal (SCPS)

Essa síndrome foi descrita em 1950 em três pacientes com lesões cerebrais, e os autores já acenavam com a possibilidade de que alterações cerebrais provocariam natriurese e, em conseqüência, depleção de sal e perda de líqüido extracelular (47). Nos anos 80, alguns autores destacaram o fato de que nem todos os pacientes com hiponatremia e com lesão cerebral poderiam ter a sua hiponatremia explicada pela SIADH, mas sim pela SCPS (48). Desde então vários trabalhos têm demonstrado a presença dessa síndrome em portadores de traumatismo crânio-encefálico, tumores cerebrais, infecções intracranianas, hemorragia subaracnóidea espontânea e após cirurgia transesfenoidal para tumores de hipófise (31,49). A fisiopatologia dessa síndrome não está clara. Estudos têm demonstrado pouca correlação entre os níveis de PAN e a hiponatremia em pacientes portadores de hemorragia subaracnóidea (50-52), os níveis foram normais em um paciente hiponatrêmico após cirurgia transesfenoidal (53) e sem diferença

termo: Espaniomenorréia

Espaniomenorréia é a alteração da menstruação caracterizada pelo aumento do intervalo menstrual, devendo este ser maior do que 45 dias entre uma menstruação e outra. Assim temos as alterações quanto ao intervalo menstrual: Opsomenorréia: pequeno aumento do intervalo; Espaniomenorréia: intervalo maior que 45 dias; Amenorréia: ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Para períodos inferiores, utiliza-se o temos atraso menstrual. Fonte: Unifesp Virtual

Hidroxizina: Cálculo da Dose

Peso Dose anti-histamínica 6 a 8 Kg 1,5 a 2,0 ml de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,0 a 2,5 ml de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 2,5 a 3,0 ml de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,0 a 6,0 ml de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 6,0 a 12,5 ml de Hixizine xarope/tomada Peso Dose sedativa 6 a 8 Kg 1,8 a 2,4 ml de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,4 a 3,0 ml de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 3,0 a 3,6 ml de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,6 a 7,2 ml de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 7,5 a 15 ml de Hixizine xarope/tomada Quando a sedação não for desejada, as doses anti-histamínicas de Hixizine xarope devem ser inferiores às doses sedativas. Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia de acordo com a resposta clínica do paciente ADULTOS: Dose anti-histamínica: 1 a 4 comprimidos/tomada Dose sedativa: 2 a 4 comprimidos/tomada Dose Máxima: 400 a 600mg/dia Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia, de acordo com a resposta clínica do paciente Quando a sedação não for desejada, as dos